Fandom

Wiki ABRAGO

Quatro em L no canto

96 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

4 em L no canto é uma formação MORTA!!

  • Rogério, como falei no email, você está confundindo. Primeiro, não está morto: se a preta jogar primeiro, vive incondicionalmente. Por convenção, só dizemos que um grupo está morto se mesmo tendo a vez o jogador não consegue viver. Depois, mesmo se branca jogar primeiro, a vida ou morte depende de ko. (Rafael).

Vamos ver agora o porque dessa afirmação ser verdadeira na maioria dos casos. E como fazer para matá-la.

Essa formação é única no Go, já que ela causa tanta polêmica, especialmente pois o sistema japonês de regras (vide ExplicacoesByoyomiSistcontagem para uma discussão sobre regras de contagem)admite categoricamente que a formação está morta.

Bom antes de uma discussão do porquê dessa regra, vamos ver aonde estamos nos metendo :)

Favor considerar as pedras Brancas vivas incondicionalmente.



Go B.svg Go A.svg Go u.svg Go b.svg Go w.svg Go u.svg Go u.svg Go u.svg Go ur.svg
Go l.svg Go b.svg Go b.svg Go b.svg Go w.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go r.svg
Go b.svg Go b.svg Go w.svg Go w.svg Go w.svg Go .svg Go x.svg Go .svg Go r.svg
Go w.svg Go w.svg Go w.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go r.svg
Go l.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go x.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go r.svg
Go l.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go r.svg
Go l.svg Go .svg Go x.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go x.svg Go .svg Go r.svg
Go l.svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go .svg Go r.svg
Go dl.svg Go d.svg Go d.svg Go d.svg Go d.svg Go d.svg Go d.svg Go d.svg Go dr.svg

Observe que ser for a vez das Pretas é simplesmente jogar em "a" ou "b" e elas vivem.



No entanto se a vez for das brancas elas podem forçar uma situação muito incômoda. Ao jogar em "a" elas ameaçam formar uma das formas básicas de morte FormaçõesMortas jogando em "b" e fazendo "3 em linha" ou o "triângulo".

Por isso Preto deve jogar em "b" e começar um ko. Como nesse ko quem captura antes são as Brancas, essa posição é virtualmente impossível de ser revertida em favor das Pretas.


Agora que vem o chumbo: o que incomoda tanta gente com relação a essa posição é que o sistema japonês de regras declara que essa posição é morta, as pessoas entendem que para ser considerada morta, uma posição deve necessariamente ser inconcionalmente morta.

Nesse caso, no entanto, se Preto (por mais improvável que isso possa parecer) desprezar DUAS ameaças de ko feitas pelas Brancas, ele vive.

Considere que o mínimo possível para se fazer uma posição dessas é o diagrama acima, e isso quer dizer que para Branco ser obrigado a responder uma ameaça de ko de Preto em outro lugar do tabuleiro Preto tem que fazer pelo menos uma ameaça de 16 pontos, e quantas ameaças de 16 pontos pode haver no tabuleiro?

Cá entre nós, o que o jogador tem que saber é o seguinte: não se deixe cair em uma posição "4 em L no canto" !!

No mais se eu fosse vocês deixava as discussões para as pessoas que fazem as regras.

Rogerio Luz

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória