FANDOM

Miai Editar

Miai

é uma palavra em Japonês. A idéia que esta palavra quer passar é a de que após um determinado lance numa partida de GO, o oponente não consegue obter uma boa defesa contra este lance porque, se ele jogar numa direção, será atacado por outra direção e, se ele jogar para defender esta segunda situação, será atacado na primeira situação. Ou seja, se o oponente defende de um lado, vai perder algo do outro lado. Miai é justamente esta situação em que o ataque feito tem dupla continuação e, se o oponente defender de um lado, será atacado do outro.

Go ul Go u Go A Go u Go b Go u Go B Go u Go ur
Go l Go w Go b Go b Go Go b Go b Go w Go r
Go l Go w Go w Go b Go b Go b Go w Go w Go r
Go l Go Go w Go w Go w Go w Go w Go Go r
Go l Go Go Go Go Go Go Go Go r
Go l Go Go Go Go Go Go Go Go r
Go l Go Go - Go Go Go Go - Go Go r
Go l Go Go Go Go Go Go Go Go r
Go dl Go d Go d Go d Go d Go d Go d Go d Go dr

Neste exemplo "a" e "b" são miai, ou seja, se brancas jogar num destes pontos para tentar matar o grupo de pretas, pretas joga no outro ponto e consegue viver com 2 olhos.

----- Geraldo 21.03.2003 21:28

Eu acho que a melhor maneira de se traduzir "miai" no contexto do go é como "equivalente"; posições ou lances equivalentes. Na verdade, esta palavra parece ser mais usada em Japonês para referir-se a um tipo de casamento (miai kekkon) em que o noivo e a noiva, que não se conhecem previamente, têm um encontro arranjado (omiai) por uma terceira pessoa vislumbrando especificamente um matrimônio. Por exemplo, no filme Maboroshii -- luzes da ilusão (não lembro se o nome era exatamente esse) há uma cena em que, após a morte do seu primeiro maridomulher. O que ela estava olhando era uma lista de pretendentes preparada por uma profissional para um eventual miai kekkon. O casamento mais "normal" (pelo menos para nós ocidentais), em que os noivos se conhecem de maneiras diversas, apaixonam-se um pelo outro e decidem casar-se é chamado de ren.ai kekkon, ou casamento por amor. Usam-se os mesmos kanjis para os dois miai.

Também no FANDOM

Wiki aleatória