Fandom

Wiki ABRAGO

Gote

96 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Gote
----
* Este nome indica um lance que permite que o oponente não responda localmente mas possa ignorar e jogar em outro local do tabuleiro. Esse "jogar em outro local do tabuleiro" via de regra será um ataque as nossas formações. Logo jogar um lance em gote permite ao adversario efetuar um ataque nas nossas posições.

É sempre interessante procurar efetuar TODOS os lances em sente possiveis antes de efetuarmos
lances em gote. Enquanto mantivermos o sente estamos por assim dizer mandando no jogo.
MAS cuidado, em determinadas situações é necessario efetuar uma defesa local (o que é via de
regra um lance em gote) pois se não for feito o oponente poderá ter um ataque poderoso.

As vezes efetuamos lances que julgamos que serão sente (ou seja serão respondidos pelo oponente)
Mas o oponente acha um ataque que vale MAIS do que a perda que ele terá por ter ignorado nosso lance
(que era p/ ser sente).



* Aqui vai um exemplo de lance em gote
----
$$c Gote - exemplo
$$ ------
$$ | . . . . . . . . O X . X
$$ | . . . . . . . . O X X .
$$ | . . . . . . . . O O X X
$$ | . . . . . . . . . O O 1
$$ | . . . . . . . . . . O a
$$ | . . . . . . . . . . O .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ ----
O lance de pretas em 1 é chamado de gote. Ele não exige que as brancas respondam localmente.
Assim as brancas aproveitarão a chance p/ efetuar um ataque em algum outro ponto do tabuleiro.
Note que se pretas não jogassem esse lance em 1 o seu grupo continuaria vivo pois já tem 2 "olhos"
Note ainda que branca pode responder fechando em "a" mas se ela não o fizer pretas jogando em "a" não afetam a integridade das pedras brancas.
Assim pretas tinham a iniciativa (tinham o sente) e gastaram ele c/ esse lance absolutamente inutil em 1
Agora brancas esta com a iniciativa e poderá procurar um ponto grande ou um grande ataque p/ fazer.
Jogar um lance em gote assim a toa pode ser o suficiente p/ perder uma partida.
%%%
----
* outro exemplo
----
----
$$c Gote - exemplo - 2
$$ ------
$$ | . . . . . . . . O X . 1
$$ | . . . . . . . . O X X .
$$ | . . . . . . . . O O X X
$$ | . . . . . . . . . O O W
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ | . . . . . . . . . . . .
$$ ----

Este exemplo esta aqui só p/ mostrar CLARAMENTE que não é possivel jogar em sente sempre.
Brancas efetuou o lance marcado.
Se pretas não jogarem em 1 perdem o grupo todo.
O lance de pretas em 1 é gote puro.
POREM se não for feito DIFICILMENTE haverá outro lance na partida tão grande como este.
Assim nem sempre é possivel evitar jogar em gote.

JoseRaposo: Acho que aqui as coisas ficaram confusas. O lance 1 não é gote por si. A jogada das brancas é que é sente, obrigando a resposta em 1, caso contrário, existe uma perda para as pretas. Um lance é gote quando inicias algo (não é em resposta a uma jogada adversária) e és o ultimo a jogar na sequencia. Quando se diz viver em gote quere-se dizer que começámos uma sequencia que nos levou a viver, terminando em gote (ultima jogada local é nossa). Se o adversário começou a sequência e conseguimos viver, a sequencia do adversário foi em sente.


%%%
----

JoseRaposo: Mais exemplos em ["SenteEGote"]

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória