FANDOM

Esta é uma tradução da página do Sensei´s Library que explica o termo Aji. A página original pode ser vista em:http://senseis.xmp.net/?Aji

Aji é um termo em japones, abaixo o mesmo termo em outros idiomas.

Chinês: 味道 (wei4 dao4) 余味 (yu2 wei4) Japonês: 味 (aji) Coreano: 뒷맛 (twitmat)

Definição: Aji significa as possibilidades que são deixadas em uma posição.

Aji é um termo em japonês que foi adotado no inglês e no português. No japonês a tradução literal do aji é gosto. O gosto prolongado (ou demorado) e é esta característica de ser “demorado” que se aplica ao que aji significa no contexto do GO.

Essas possibilidades são latentes e não podem ser usadas imediatamente, mas poderão vir à vida se a situação mudar. Por causa disso aji também é traduzido frequentemente como potencial.

Há uma analogia que muitos pessoas acham boa. Aji é como uma pedra no seu sapato quando você está atrasado. A pedra te machuca e você não pode correr direito com ela no seu pé, mas porque você está atrasado, você não pode parar para removê-la.

Aji bom e mau. Capturar pedras com aji mau significa que o oponente tem ainda muitas formas de explorar as pedras que perdeu na troca. Tem frequentemente a ver com o fato que suas pedras têm a forma má. Já capturar com bom aji significa que você não deixa essas “muitas formas” do oponente explorarem o aji das pedras capturadas isso é chamado de capturar com bom aji.

O território reivindicando com aji mau significa que há ainda muitas maneiras para que seu oponente o reduza ou invada. Isso tem a ver com o fato de que suas pedras estão de alguma forma com “má forma” (bad shape). Tem também a ver com o fato de que sua posição circunvizinha é fina. Fazer assim com aji bom significa o oposto.

Se você tiver muitos pontos com mau aji, significa que você esta de um certo modo com as mãos e pés atados e por isso não pode lutar de modo completo, porque se tentar lutar de modo amplo e completo pode sofrer um revés com algum truque que parte justamente dessas pedras semi-mortas dentro do seu territorio. O aji bom por outro lado, significa que você pode frequentemente fazer mais (lutar com força total) do que seria de outra forma possível.

Remover precocemente o aji potencial que você tem através de pedras mortas suas que estão dentro do território do inimigo é uma idéia má, e é chamado ajikeshi. Isso porque você perde a chance de explorar esse aji num momento futuro do jogo quando a configuração de pedras possa fazer que um desses aji destrua parte da posição do inimigo. Remover seu próprio aji (as pedras semimortas do seu inimigo que estao dentro do seu territorio) é bom, mas incorre frequentemente numa perda de momentum. Fazer assim no tempo correto é chamado honte. Ou seja você gasta um lance para tirar uma pedra semimorta do seu territorio, e enquanto isso, seu oponente ganha sente e joga em algum lugar importante.

No diagrama acima, as pedras brancas junto à borda inferior estão mortas, não tem como escapar, MAS elas tem um aji potencial. Se com o decorrer da partida as brancas puderem por pedras na região marcada com circulos vermelhos, elas podem tentar salvar as pedras semimortas brancas. Normalmente brancas farão esse lance com duplo sentido, por um lado tentar salvar as pedras semimortas e se pretas impedirem isso então brancas invadirão o canto e de alguma forma tirarão proveito do aji das suas pedras semimortas na borda.

Também no FANDOM

Wiki aleatória